Discos raros de cultura popular para baixar

Há alguns meses chegaram até o Ponto de Cultura, via doação de uma amiga, parte de uma antiga coleção chama Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro. Trata-se de uma coleção de compactos em vinil com registros em estúdio de diversos grupos de cultura popular do interior do Brasil. Como aqui não temos um toca-discos à disposição, durante algum tempo procurei por alguém que pudesse emprestar um para escutar essas raridades.

Depois de muita espera, numa ida a Belo Horizonte, resolvi digitalizar os discos num dos sebos do edifício Maletta — o serviço custa quatro reais a unidade. Agora, disponibilizo aqui uma primeira leva destas preciosidades. Os grupos são os mais variados — congo, banda cabaçal, samba de roda, folia de reis, boi de mamão e por aí vai. As contracapas trazem informações valiosas, como os integrantes, o local de gravação, os pesquisadores envolvidos etc.

Pelo que se observa, foi um trabalho de intensa pesquisa ramificada em todo o território nacional. Naturalmente que as gravações, feitas no fim da década de 1970 e início dos anos 1980, tem problemas: as bandas foram gravadas de uma tacada só (é o que se deduz ao ouvir), de forma que a compreensão não fica muito clara. Mas não deixa de ser deliciosa a aventura de escutar esses disquinhos, seja pela curiosidade, seja pela riqueza do material para qualquer pesquisa.

Numa breve pesquisa na web sobre esse material, consta que a produção foi de responsabilidade do folclorista e músico cearense Aloysio de Alencar Pinto, sob a tutela da Fundação Nacional de Artes, do antigo Ministério da Educação e Cultura. Também consta que são raridades, embora hoje na internet ache-se de tudo.

Fico pensando, ao ouvir o material ou ler a ficha técnica dos disquinhos, sobre a trabalheira envolvida num projeto dessa magnitude. Hoje, para gravarmos nossas canções com os mestres de cultura popular, a produção é totalmente facilitada pela internet e pelas redes sociais, seja para encontrarmos informações sobre os mestres, seja para chegarmos até eles. Nessa época, em que sequer existia fax, gravar grupos do interior de cada canto do Brasil exigia uma pesquisa prévia gigantesca, um esforço enorme de produção, que exatamente por isso merece ser preservado e compartilhado.

Enfim, pelas capas é possível clicar e baixar os arquivos zip contendo os áudios, em formato ogg. Em breve pretendo postar uma segunda leva.

Discos do folclore-07 Discos do folclore-03 Discos do folclore-05 Discos do folclore-04 Discos do folclore-01